A separação pode ser uma reparação, com crescimento emocional e pessoal para todos os envolvidos.
Divórcio Consciente
Facilitadores
de Divórcio Consciente e Parentalidade Não Conjugal
Profissionais Certificados que apoiam pais em contexto de separação, divórcio e parentalidade não-conjugal, seja em sessões individuais ou de grupo de acompanhamento direto, seja na sua prática profissional, p.e. advogados, psicólogos, médicos, coach's, mentores, educadores...
uma rede para te apoiar
O Facilitador de Parentalidade Não Conjugal e Divórcio Consciente é um facilitador, formal ou informal, que contribui para o desenvolvimento de uma parentalidade saudável, autêntica e responsável, num contexto em que os pais não têm, entre si, uma relação de casal.
​
A separação, tende a ser disruptiva, com impacto transversal nas várias relações e contextos das pessoas envolvidas, nomeadamente no contexto familiar e, mais especificamente, na relação parental (com os filhos) e interparental (entre pais).
Estas duas relações, estão intimamente ligadas. Pelo que, facilmente, uma interfere com a outra. Para que se promovam mutuamente, o Facilitador apoia dois processos distintos e, ainda assim, interdependentes:
​
1) o Divórcio Consciente; e
​
2) a Gestão de Parentalidade para Pais Separados (GP3S).
​
Os nossos Facilitadores Certificados, têm como função apoiar quem passa pelo divórcio e quem vive uma parentalidade não conjugal, informando e promovendo uma rede de suporte, contribuindo para a diminuição da reactividade e do ressentimento, para a promoção da responsabilidade pessoal, desenvolvimento individual e parental.
Da nossa experiência, os processos acompanhados por profissionais com estas competências, tendem a ser menos litigiosos, verificando-se uma diminuição de processos judiciais contenciosos de divórcio e de parentalidade, de depressões e outras manifestações de sofrimento psicológico, contribuindo para a redução de custos das próprias famílias.